16º Festival NOIA

Curadoria

Beatriz Furtado

Coord. Curadoria de Cinema

Professora do curso de Cinema e Audiovisual e da Pós-Graduação em Comunicação, da linha de Cinema e Fotografia e do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará. Fez pós-doutorado em Cinema e Arte Contemporânea, na Paris III, Sorbonne-Nouvelle. Organizou os dois volumes de Imagem Contemporânea e o livro Fazendo Rizoma, este com Daniel Lins. Publicou Imagem-Intensidade no Cinema de Sokurov, Cidade Anônima e Imagens Eletrônicas e Paisagens Urbanas, além de realizar curtas-metragens e instalações.

Tem pós-doutorado em Cinema e Arte Contemporânea pela Universidade Paris III- Sorbonne-Nouvelle, Doutorado em Sociologia pela UFC, doutorado em Filosofia da Universidade de Lisboa, Portugal, com tese intitulada Imagens que Resistem - O Intensivo no Cinema de Aleksander Sokurov, mestrado em Comunicação pela Universidade Autônoma de Barcelona-UAB, Espanha, com dissertação intitulada Imagens Eletrônicas e Paisagens Urbanas, e graduação em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará.

Coordena o LEEA, o Laboratório de Estudos e Experimentação em Audiovisual, grupo de pesquisa sobre cinema e imagem contemporânea. Participou com obras audiovisuais e realizou curadorias de diversas coletivas (Divercidade; Cinema de Pequenos Gestos (des)narrativos, no CCBNB; Imagens à Superfície, no Mauc/UFC; Entorno, no Alpendre; Jonas Mekas: o Cinema Está Entre os Fotogramas, no Mauc/UFC).

Fez a curadoria da Bienal Internacional de Dança 2012 e do Cine Ceará, em 2016. Fez Residência de Pesquisa no Macba- Museu de Arte Contemporânea de Barcelona (2013).