mostra competitiva de curtas-metragens universitários

NOIA Regulamento

I - Dos Filmes

1. Poderão participar do 14º NOIA – Festival Brasileiro de Cinema Universitário – que ocorrerá entre os dias 02 e 06 de Novembro de 2015, no Cinema Benjamin Abrahão (Fortaleza – Ceará):

1.1.   Trabalhos produzidos no Brasil, cujo(s) realizador(es), independente de sua nacionalidade, resida(m) e estude(m) no Brasil na época da produção do filme.
1.2.   Trabalhos cujo(s) diretor(es) e mais um membro da equipe seja(m) aluno(s) regularmente matriculados nas seguintes instituições brasileiras de ensino: Faculdades e Universidades (Graduação e Pós-graduação, públicas e privadas), Institutos Federais de Educação Tecnológica e Escolas de Audiovisual vinculadas a quaisquer órgãos municipais, estaduais ou federais.
1.3.   Trabalhos que sejam enquadrados em uma das seguintes categorias: ficção, documentário, animação ou experimental.
1.4.   Trabalhos com duração máxima de 20 minutos (excluídos os créditos).
1.5.   Trabalhos finalizados entre Janeiro de 2014 e Outubro de 2015.
1.6.   Trabalhos captados em quaisquer formatos.
1.7.   Trabalhos que não tenham sido inscritos em edições anteriores deste Festival.

II – Da Inscrição

1.  As inscrições acontecem do dia 14 de setembro a 09 de outubro de 2015 e a temática do Festival NOIA é livre.
2. A inscrição no Festival NOIA é gratuita e feita exclusivamente on-line.
3. Cada diretor poderá inscrever, no máximo, dois trabalhos, podendo ser os dois trabalhos selecionados para a Mostra Competitiva do Festival.
4. Para efetivar a inscrição e participar da seleção, é necessário: 

4.1 Preencher a ficha de inscrição disponível no site Festival NOIA (www.festivalnoia.com.br) de forma gratuita, na qual deverão ser determinados obrigatoriamente a classificação indicativa e o conteúdo do curta-metragem, segundo o manual da nova classificação indicativa do Ministério da Justiça (disponível em www.mj.gov.br/classificacao). A inscrição poderá também ser realizada pelo site Festhome (https://festhome.com/f/1517) com os custos de postagem do filme pelo cineasta.
4.2 Inserir o link do filme no formulário de inscrição, observando as seguintes condições:

4.2.1 O curta-metragem deverá ser enviado com as seguintes especificações: NTSC, 16:9 ou 4:3, h264.
4.2.2 O envio do link deve ser feito no ato da inscrição no Festival, não podendo ser enviado posteriormente. 
4.2.3 No caso de problemas para efetuar o download por parte da Organização do Festival ou em caso de qualquer outra necessidade, a Direção do Festival poderá solicitar o envio de uma cópia do filme em DVD para um endereço a ser determinado.

4.3  Anexar no ato da inscrição documento (scan) que comprove que o(s) diretor(es) e mais um membro da equipe de filmagem são universitários (Comprovante de matrícula ou declaração emitida pela coordenação do curso, em uma instituição de ensino superior ou escola de audiovisual conforme Item I.1.2).
4.4  Anexar no ato da inscrição scan de documento de identidade dos estudantes universitários participantes da equipe técnica do filme: diretor (es) e mais um membro da equipe.

5. É facultativo o envio de materiais de divulgação (fotos, releases, cartazes, etc) do curta-metragem, o que autoriza tacitamente a Direção do Festival NOIA a não devolvê-los e a utilizá-los em ações promocionais referentes ao evento. O material poderá ser enviado para o e-mail noiacuradoria@gmail.com. No “Assunto”, escrever “Nome do filme – Material de Divulgação”.
6. Inscrições realizadas fora do prazo ou com documentação incompleta não serão aceitas.
7. A Direção do Festival enviará e-mail para o realizador confirmando sua inscrição no evento. Caso o realizador não receba a confirmação de inscrição em até uma semana após o envio do material, deve entrar em contato com a Direção do Festival através do e-mail noiacuradoria@gmail.com
8. Os curtas-metragens inscritos passarão a compor o acervo do Festival NOIA.

III – Da SELEÇÃO

1. A Comissão de Seleção será composta por profissionais diretamente ligados à realização, à crítica ou à produção acadêmica em audiovisual.
2. O resultado da seleção será enviado para o e-mail dos responsáveis pelos curtas-metragens. O resultado será ainda divulgado no site e na fanpage do Festival no Facebook e nos meios de comunicação do Estado do Ceará.

IV – Dos Inscritos e Selecionados

1. Caso o curta-metragem seja selecionado, a EXIBIÇÃO no 14º NOIA – Festival Brasileiro de Cinema Universitário ocorrerá em um dos formatos acima solicitados.
2. Os curtas-metragens selecionados serão exibidos em programação organizada pela Direção do Festival NOIA da Mostra Competitiva e das itinerâncias locais, nacionais e internacionais.
3. Todos os inscritos autorizam a Direção do Festival NOIA, a partir do envio da ficha de inscrição, a exibir os curtas-metragens, por completo ou em extratos, unicamente para efeito de divulgação do Festival NOIA em redes de televisões públicas e privadas, como em canais de tv e vídeos na internet.
4. Todos os selecionados autorizam a Direção do Festival NOIA, a partir da entrega da ficha de inscrição, a apresentar os curtas-metragens em exibições gratuitas realizadas pelo Festival (entre novembro de 2015 e novembro de 2016).
5. O Festival NOIA oferece ao representante do filme selecionado, que resida e estude fora do Estado do Ceará, hospedagem, alimentação e translado em Fortaleza, bem como ajuda de custo de R$ 600,00 (seiscentos reais) para seu transporte ao município de Fortaleza, que será pago em espécie na sua chegada ao Festival.

V – Da Competição

1. A Comissão Julgadora será composta por profissionais diretamente ligados à realização, crítica ou produção acadêmica em audiovisual.
2. A Comissão Julgadora avaliará as obras e concederá o Troféu NOIA, durante Cerimônia de Encerramento, nas seguintes categorias:

Melhor Curta-metragem (Júris Oficial e Popular)
Melhor Direção Melhor Roteiro
Melhor Montagem
Melhor Edição de Som
Melhor Trilha Sonora
Melhor Fotografia
Melhor Direção de Arte
Melhor Figurino  
Melhor Maquiagem
Melhor Atriz
Melhor Ator
Melhor Intérprete Coadjuvante

3. À Comissão Julgadora será facultado conceder prêmios especiais e/ou menções honrosas, desde que em comum acordo com a Direção do Festival NOIA. Assim como poderá não agraciar determinada(s) categoria(s), caso julgue não haver obra suficientemente qualificada para receber o(s) prêmio(s).
4. A Direção do Festival NOIA também poderá conceder prêmios especiais e/ou menções honrosas, caso considere necessário.
5. Caso instituições, públicas ou privadas, desejem criar prêmio especial para agraciar os curtas exibidos no Festival, poderão fazê-lo por critérios próprios, com o consentimento prévio da Direção do Festival NOIA. 6. As despesas referentes ao envio da premiação são de responsabilidade da Direção do Festival NOIA.

VI – Certificado de Produto Brasileiro (CPB)

INSCRIÇÃO DO CURTA NA ANCINE

1. O Festival NOIA realiza anualmente a itinerância, em caráter de divulgação do Festival, dos filmes participantes do NOIA no Brasil e no exterior, tanto em centos culturais, faculdades e espaços públicos, como em televisões públicas e privadas de canal aberto, pago ou internet. Para tanto todos os filmes participantes do Festival NOIA necessitam ter seu registro na ANCINE para obtenção do Certificado de Produto Brasileiro – CPB, exigido pela ANCINE (Medida Provisória 2.228-1/2001). Por isso o Festival NOIA solicita aos inscritos:

1.1 Envio do Certificado de Produto Brasileiro – CPB emitido pela ANCINE registrado de forma independente pela direção do filme.
1.2 Caso o filme não tenha registro do CPB na ANCINE o Festival NOIA concede um prazo de até 90 dias, a partir da data de premiação do Festival, para que o filme seja registrado de forma independente na ANCINE.
1.3 Caso a direção do filme participante queira que a produção do Festival NOIA registre seu filme junto a ANCINE em nome do próprio diretor, vinculando o filme à produtora do Festival, sem custo e burocracia para a direção do filme, o responsável pelo filme deverá emitir declaração de intenção de registro após premiação do Festival para que seja registrado tal filme na ANCINE.
1.4 Caso o filme não tiver o CPB e a direção do filme não queira registrar o CPB por conta própria ou com apoio da produtora do Festival NOIA, o mesmo não poderá participar da mostra itinerante nas redes de televisão.

VII - Disposições Gerais

1. O diretor responsável pela inscrição da obra audiovisual, ao enviar a ficha de inscrição, tacitamente declara-se estar autorizado e ser responsável pelos direitos de imagem e pelos direitos autorais e conexos advindos da realização e exibição do curta-metragem, bem como declara a cessão de direitos autorias e conexos a organização do Festival NOIA para sua exibição no Festival e nas suas itinerâncias no prazo estabelecido neste regulamento.
2. Os trabalhos que não atenderem às exigências deste regulamento serão desclassificados.
3. O envio da ficha de inscrição devidamente preenchida  vincula o diretor responsável pelo curta-metragem à aceitação irrestrita das cláusulas deste regulamento.
4. Os casos aqui não previstos serão dirimidos pela Direção do Festival NOIA com foro na comarca de Fortaleza/CE. 5. Dúvidas de qualquer natureza deverão ser encaminhadas para o e-mail: noiacuradoria@gmail.com (A/C Shirley Marinho).

ACESSE o FORMUlÁRIO de  INSCRIÇÃO

Sponsors